Cooperação Internacional

Rede de Cooperantes

  • Dicas e Notícias

  • fevereiro 2008
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    2526272829  
  • Entenda os ODM

    Objetivos do Milênio
  • Estatísticas do Blog

    • 10,671 Visitantes

Ação trilateral de cooperação Brasil/ Timor-Leste /Indonésia

Posted by cooperar em fevereiro 7, 2008

A missão de cooperação técnica trilateral que visitou o Timor-Leste, no período de 19 a 26 de janeiro, foi chefiada pelo Coordenador-Geral de Cooperação entre Países em Desenvolvimento, Embaixador Edson Marinho Duarte Monteiro, e composta por representantes, pelo lado brasileiro, da ABC, Empresa Brasileira dembrapa, CEPLAC e UFPR e pelo lado indonésio, do Ministério das Florestas.

A missão iniciou os trabalhos com reunião, dia 21/01/2008, no Ministério do Desenvolvimento e Economia, com a presença do Vice-Ministro da Pasta, Senhor Rui Manuel Hanjam; do Secretário de Estado da Pecuária e Biosegurança, Senhor Valentino Varela; do Secretário de Estado do Meio-Ambiente e Reflorestamento, Senhor Abilio de Deus Jesus Lima; bem como dos diretores de departamentos desse órgão. Na ocasião, o lado timorense descreveu suas atribuições e as necessidades de apoio nas áreas de combate à degradação ambiental, melhoria da cobertura arbórea de plantações de café, controle de ervas daninhas e produção animal, estes últimos, não previstos na lista de temas anteriormente sugeridos para a missão técnica conjunta com a Indonésia.

A missão empreendeu visitas de campo, nos dias 22 (distritos de Liquiça e Bobonaro), 23 (distritos de Manatuto e Baucau) e 24 de janeiro, pela manhã (distritos de Ermera, Aileu e Ainaro), para conhecer ações desenvolvidas em áreas de plantação e em viveiros de mudas, bem como as condições de clima e solos nessas regiões. Concluída essa parte da programação, as delegações brasileira e indonésia se reuniram, na manhã do dia 25, no Ministério do Desenvolvimento e Economia, para detalhar, com as equipes técnicas das Pastas acima referidas, prioridades e possibilidades de cooperação técnica com aquele país.

Foram identificadas pelos técnicos brasileiros, indonésios e timorenses, com base nas solicitações e informações recebidas do lado timorense, especialmente nas visitas de campo, as seguintes áreas de cooperação:
a) projeto piloto de recuperação e adensamento da cobertura florestal nas áreas montanhosas no entorno de Díli ;
b) implantação de unidade demonstrativa de sistemas agroflorestais (café, caju e cacau);
c) implantação de unidade demonstrativa de floresta com finalidade energética (produção de lenha);
d) Inventário florestal de espécies plantadas, nativas ou introduzidas.

Aprovadas essas sugestões pelo lado timorense, os técnicos do Brasil e da Indonésia deverão agora elaborar, no mais curto prazo possível, documento de projeto a ser submetido ao lado timorense. Para tanto, poderá ser necessária a visita ao Brasil de técnicos indonésios e timorenses.

Como indicado, o lado timorense formulou novas solicitações de cooperação (cultivo de soja e de arroz; combate a erva daninha ” Siam; desenvolvimento de pecuária de corte leiteira; avicultura; criação de cursos de formação em veterinária; implantação de laboratórios de veterinária). A delegação brasileira informou que tomou nota dessas demandas para seu exame a posteriori.

Fonte: ABC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: